sexta-feira, 13 de maio de 2011

Mania de Nutricionista #Viva melhor



Oi meninas, essa semana quero falar de outra grande aliada para um bom funcionamento do nosso metabolismo e que ajuda até mesmo na hora de fazer aquela "dietazinha" básica, ela ajuda quem tem problemas de prisão de ventre e pode ainda auxiliar no controle da diabets e das taxas do colesterol.
Uma grande vantagem em relação às fibras solúveis é do papel que elas representam em dietas para perda de peso, pois, quando ingeridas em maior quantidade, possibilitam sensação de saciedade, tornando menor o consumo de alimentos calóricos.
Outro papel importante das fibras é no caso de constipação, devido a maior quantidade de água nas fezes, melhorando o funcionamento do intestino e o volume do bolo fecal, ajudando na prevenção de problemas relacionados ao intestino como: prisão de ventre, enfermidades do cólon, entre outras.Aconselha-se que uma pessoa consuma em média 25g a 30g de fibras diariamente, lembrando sempre que esse consumo se tornará mais favorável e eficaz quando administrado com uma ingestão adequada de líquido, em média 1 a 1,5 litro de água por dia.
Agora vou dar umas dicas de onde podemos encontrar essa aliada para que possamos ingerir assim a quantidade ideal diária. As frutas, verduras, legumes e farelos de aveia são ricos em fibras solúveis, que auxiliam na prevenção de doenças do coração e no controle do colesterol.
Já o consumo de frutas com casca e de grãos de cereias (milho, grão de bico e soja) está direcionado à prevenção de doenças relacionadas ao intestino. Ou seja, se você tem aquele probleminha na hora de "ir ao banheiro" comece a exagerar no consumo das frutas que podem ser ingeridas com casca, como pêra, maçã, ameixa, isso ajuda, viu amiga...falo por experiência própria!
Ah, e mais uma dica, a pipoca (huuuum delicinha) também é rica em fibra, viu!Só tome cuidado com a quantidade, porque ela é também calóricas, mas se você está de bem com a balança pode comer sabendo que aquilo ali não é "besteira" (hehehe,lembre de quando minha mãe ficava brigando comigo dizendo que eu só queria comer besteira).
Então meninas, vamos abusar no cosumo de fibras para ter uma vida bem melhor (e espero que bem longa) mas não vamos nos esquecer dos outros nutrientes, cada um tem sua devida importância e todos os grupos precisam ser consumidos para que o resultado final seja positivo!

Beijos a todas e um ótimo final de semana!!!

Vanessa Figueiredo

Um comentário:

  1. Amei o novo layout...e obrigada pelas dicas...
    Beijos n o coração!!!

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