sexta-feira, 8 de julho de 2011

Boa Alimentação x Envelhecimento #Mania de nutricionista



Meninas maníacas, venho hoje falar sobre algo que vai atingir todas nós e nos deixar meio "enrugadinhas", a velhice chega, não tem como evitar, mas sabia que podemos tomar algumas atitudes que possam moderar os efeitos da sua chegada? A alimentação saudável é uma grande aliada das mulheres que hoje são bonitonas, mesmo tendo uma ruguinha aqui e outra ali...ah, e contando que eu sou totalmente contra cirurgias plásticas de desnecessárias e botox em excesso, sinceramente, acho que tentar fugir da velhice é o pior caminho.
Por isso hoje vou dar dicas de boa alimentação que te ajudará a reduzir os efeitos da velhice mas sem te deixar com cara de ameixa seca esticada...kkkkkkk!!!

Vou deixar aqui uma listinha com os alimentos mais amigos que encontrei:

Alho
Ajuda na manutenção do tecido conectivo e articulações, no processo de desintoxicação e no combate aos radicais livres. Ingestão diária recomendada: um dente de alho amassado ou triturado (3 calorias).

Aveia
Possui beta-glucanas, ativo que reduz o desenvolvimento da inflamação cutânea e o processo inflamatório que aumenta o estresse orgânico, reduzindo os radicais livres. Ingestão diária recomendada: uma colher de sopa (40 calorias).

Betacaroteno
Auxilia na manutenção da pele, visão e sistema imunológico, combatendo os radicais livres. Pode ser encontrada na cenoura, abóbora, mamão, laranja, espinafre e brócolis, entre outros. Ingestão diária recomendada varia de acordo com a faixa etária e o gênero a fim de evitar toxicidade, de acordo com a nutricionista.

Chá Verde
Rico em catequinas e polifenóis, melhora a formação de colágeno e inibe o aparecimento de células cancerígenas na pele. O consumo deve ser feito, distante dos horários das refeições, pois pode diminuir a absorção de alguns nutrientes. Não consuma o chá verde à noite, visto que ele possui cafeína e pode alterar o sono. Ingestão diária recomendada: de três a quatro xícaras de chá (não possui calorias).

Frutas Vermelhas
Morangos, amora, framboesa e açaí são ricos em fotoquímicos, substância que ajuda a neutralizar os radicais livres produzidos pelo organismo e atua também na desintoxicação. Ingestão diária redomendada: uma xícara de chá (80 calorias).

Licopeno
Proporciona uma coloração vermelha aos alimentos, possui atividade antioxidante e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer. Reduz o processo inflamatório. Encontrados nos seguintes alimentos: tomate, pimentão, beterraba, goiaba e melancia. Estes devem ser consumidos, de preferência, cozidos ou processados para melhor aproveitamento do licopeno. Ingestão diária recomendada: 80g de tomate (15 calorias), 43g de beterraba (15 calorias), 56g de pimentão (15 calorias), 220g de melancia (70 calorias) ou 138g de goiaba (70 calorias).

Soja
A soja possui isoflavonas, componentes que aumentam o funcionamento de enzimas antioxidantes, reduz o risco de doenças cardiovasculares e equilibram o estrógeno, diminuindo os sintomas da menopausa. Ingestão diária recomendada: de 25 a 60g de soja texturizada ou em grão (140 calorias).

Vitamina C
Atua na formação do colágeno, impedindo a deformação dos tecidos. A vitamina C é fundamental também para desintoxicar o corpo dos radicais livres provenientes de fatores que contribuem para o envelhecimento, como cigarro, álcool, poluição, e fortalece o sistema imunológico. Os alimentos fontes de vitamina C são as frutas cítricas (morango, limão, laranja, kiwi, acerola), folhas verdes cruas (couve, couve-flor, espinafre, repolho) e tomate. Ingestão diária recomendada: segundo a nutricionista Yana Gil, o consumo para mulheres é de 75mg.

Vitamina E
Vitamina antioxidante, inibe a atividade dos peróxidos lipídicos. É encontrada em óleos vegetais ricos em ácidos graxos poliinsaturados, como os de canola, girassol, milho e soja, sementes, amêndoas, abacate, manteigas, cereais integrais e aspargos. Ingestão diária recomendada: 15mg por dia, ou seja, o equivalente a uma colher de sopa dos óleos (120 calorias) ou 100g de abacate (161 calorias).

Constitui a enzima antioxidante superóxido dismutase (SOD), que combate os radicais livres. É encontrado em: ostras, frutos do mar, peixes, fígado, carne vermelha, cereais integrais, levedo de cerveja, milho e leguminosas (feijão, soja, grão de bico, ervilha). Ingestão diária recomendada: 8g, quantidade encontrada de sobra em 100g de ostras cozidas (137 calorias), lentilha cozida (116 calorias), feijão cozido (111 calorias) ou carne vermelha (230 calorias), por exemplo.
(Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/alimentacao-certa-para-envelhecer-mais-devagar-2-1-1-197.html )

Gostaram das dicas? Espero que sim e que sigam, assim vamos aproveitar bem a vida e curtir a chegada das ruguinhas mais tarde do que desejamos...hehehe...

Bom final de semana a todas!!!

Vanessa Figueiredo
Nutricionista
http://vanessinhafigueiredo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mania de Compartilhar...

Manias que você poderá gostar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...